Nossa História


Em 1978 havia na cidade poucos motociclistas, juntavam-se na praça para combinar passeios a cidades vizinhas e isso que naquela época nem tinha asfalto a Três de Maio, nos finais de semana que chovia, tiravam os pára-lamas dianteiros, piscas e espelhos e iam para o interior do município em busca de estradas enlameadas para se divertir.
No dia 13 de fevereiro de 1979 foi fundado o Moto Clube e após várias sugestões para escolha do nome, o que mais agradou aos associados presentes foi o de MOTO CLUBE VIRACO.

O que significa VIRACO:   
VISÃO DE ÁGUIA   
RAPIDEZ de um RAIO   
CORAGEM DE LEÃO  

Quer dizer, o motociclista para andar no trânsito perigoso deve ter uma visão de águia, rapidez de um raio e coragem de leão!

A ata de fundação (imagem acima) registrada em cartório, relaciona os sócios fundadores que estavam reunidos naquele dia longínquo que são: LIRIO JOÃO BARTHOLDY, ANTONIO OCTACÍLIO LAJUS, ELOIR ROGÉRIO ROHDE, LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA MACHADO, DARCI ASTOR RADUNZ, DARCI ANTONIO MIRESKI, JOSÉ CARLOS SAUSEN, PEDRO TUSSET, TARSON CLAUDIR GEHRES, JOSÉ WEBER, SIRIO SILVESTRE FLEK, IVANIR LUIZ BRANDT, JOSÉ OLÁVIO DE CAMPOS, GILMAR GILDO SCHACHT, ADALBERTO JOSÉ ALBRECHT e IVALTE ANTONIO DE MOURA.

Estes associados presentes elegeram a primeira diretoria que para Presidente foi eleito LUIZ GUSTAVO MACHADO, secretário ELOIR ROGÉRIO ROHDE e tesoureiro DARCI ASTOR RADUNZ.


Depois do clube fundado, participamos de desfiles de 7 de setembro, 20 de setembro, entre outros eventos comemorativos. O Moto Clube começava a se fazer presente junto a sociedade Horizontinense


Organizamos várias gincanas, provas de bici-cross, inclusive construímos várias pistas.
A primeira pista foi na frente da Cotrimaio, a segunda foi onde hoje é o Centro de Convivência.
A terceira pista de bici-cross foi onde hoje é o prédio do Mauri Schuh, Logo após teve uma pista na Antiga CAPRE em frente a Tornearia SUL SERRAS

Em 1982 realizamos a primeira grande corrida de motos denominada 1º TRAIL DE HORIZONTINA, foi sucesso absoluto de público.




Em 1984 realizamos uma prova de Enduro de Velocidade com saída de Horizontina e chegada nas Ilhas do Chafariz foi muito emocionante.  


Em 1986 realizamos um Enduro de Velocidade com saída de Horizontina até as Ilhas do Chafariz e retornava até a cidade e a chegada foi num terreno em frente ao Colégio Cristo Rei, na época não havia casas naquele local, hoje está instalada a Câmara de Vereadores.

Em 1987 foi inaugurada a primeira PISTA DE MOTOCROSS no Lajeado Seko nas terras do Hipólito Staniki. Após esta pista, foi construída outra junto ao Parque de Rodeios, mas pela proximidade do Rio Pratos ela foi destruída por uma enchente. Já teve também pista de MotoCross no Balneário Amizade, hoje Horizontina tem na ativa uma Pista na Vila Cascata e outra no Parque de Exposições.

Veja as fichas de registro de filiação de 1980!! clicando aqui

Em 1997 realizamos o 1º Passeio Ecológico que sempre é no mês de outubro no dia da criança, este passeio tem várias finalidades: distribuímos presentes aos filhos dos agricultores  que nos deixam passar em suas terras para praticarmos os passeios de moto pelas trilhas, também distribuímos presentes aos adultos, plantamos mudas de árvores e é um dia especial que as parceiras vão engarupadas e também se divertem nas trilhas. Anos atrás os jipeiros ajudaram na entrega e distribuição destes presentes, na atualidade, os Trilheiros SÓNOBARRO é que fazem esta distribuição.


O VIRACO também organizou excursões para o maior SALÃO DAS DUAS RODAS que é na cidade de São Paulo, neste salão os associados tem a oportunidade de conferir lançamentos de moto a nível global. Também organizamos excursões para assistirmos provas do Mundial de Motocross que foram realizadas em Santa Catarina.
Realizamos várias provas de ENDURO DE REGULARIDADE com presença de pilotos dos 3 estados do sul. Hoje estamos com sede própria num terreno de 1200 m. quadrados e já construímos uma choupana e um sanitário para realizarmos nossas reuniões além de termos promovido o plantio de mudas nativas para reflorestamento do local. Futuramente queremos construir um Salão de Festas onde aproveitaremos para criar um museu do clube.

Atualmente contamos com mais de 80 associados, destes, a metade espalhados pelo mundo. Atualmente os sócios ativos que participam assiduamente das reuniões e eventos são 44 apaixonados pelo motociclismo.